segunda-feira, 10 de março de 2014


Sociologia - Introdução 

1 Série / EM 





A Sociologia é a ciência que estuda o homem em grupo/sociedade. Surgiu no século XVIII – XIX, com Augusto Comte, criador do Positivismo e pai da Sociologia. Comte no seu Curso de Filosofia Positiva tratou a analise da sociedade por meio da observação de Física Social. Física Social é o estudo da natureza da Sociedade. Para tanto, a física social de Comte designa o que conhecemos hoje de Sociologia.

Para ele à Metafísica (Meta=além, Physis/Física=Natureza – Filosofia) e à Teologia (Téo=Deus, Logos/Logia=Estudo), são estados de conhecimento que toda e qualquer sociedade tem nas suas raízes históricas. Entretanto, esses conhecimentos são abstratos, e a análise é abstrata conceitual, pois passa por um ramo a base do mito, da fé e da aceitação, bem como na especulação e no ponto de partida do senso comum. Esses estados de conhecimento são processo de uma evolução na sociedade, porém não servem de base para um conhecimento real e seguro da sociedade.

Assim, Comte enfatiza o positivismo como o estado perfeito que à sociedade chegou por meio dessa evolução do conhecimento. A ciência é aquela que pode garantir uma episteme prescritiva, observativa, clara, objetiva, precisa, real e segura da sociedade.
Comte demonstrou um método possível de estudar a sociedade; porém, a sociologia ganhou status cientifico com Emile Durkheim. Segundo Durkheim à sociedade pode ser estudada a partir dos seus Fatos Sociais.

- fato social: é tudo aquilo que acontece independente do sujeito. O mundo decompõe-se em    fatos.
- fenômeno: é aquilo que se manifesta à luz; e pode ser percebido.
historicidade: é a tentativa de interpretação dos fatos.

Para Durkheim, os fatos sociais são os modos de pensar, sentir e agir de um grupo social. Embora existam na mente do individuo, são exteriores a ele e exercem sobre ele um poder coercitivo. Resumindo, podemos dizer que os fatos sociais têm as seguintes características:

Generalidade – o fato social é comum aos membros de um grupo;
Exterioridade – o fato social é externo ao individuo e existe independentemente de sua           vontade;
Coercitividade – os indivíduos vêem-se obrigados a seguir o comportamento                           estabelecido.

Em virtude dessas características, para o Durkheim os fatos sociais podem ser estudados objetivamente como “coisas” como a biologia e a física. Estuda os fatos da natureza a sociologia pode fazer o mesmo com os fatos sociais.

  O que são Ciências Sociais?

Ciências Sociais é um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. ...

 Quais são as Ciências Sociais?

 Ciências Sociais é um ramo da ciência, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui antropologia, biblioteconomia, estudos da comunicação, economia, marketing ,administração, arqueologia, contabilidade, geografia humana, história, linguística, ciência política, estatística, psicologia social, direitofilosofia social e sociologia.

Ciências sociais é um ramo da ciência que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui Antropologia, Estudos da comunicação, Economia, Administração,Arqueologia, Contabilidade, Geografia humana, História, Linguística, Ciência política, Estatística, Psicologia social, Direito e Sociologia. (wikipédia.1)

De que se ocupam as Ciências Sociais? Cabe às Ciências Sociais pesquisar e estudar o comportamento social humano e suas várias formas de organização.  As Ciências Sociais são o estudo sistemático do comportamento social do homem.

Objeto de Estudo das Ciências Sociais – é o compartilhamento social humano.
Objetivo das Ciências Sociais – é aumentar o máximo possível o conhecimento sobre            o homem e a sociedade, por meio de investigação cientifica.

 Com o avanço do conhecimento tornou-se necessária a divisão das Ciências Sociais e diversas disciplinas, para facilitar a sistematização do estudo e das pesquisas.

  • Sociologia – estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida e em sociedade. A sociologia abrange, portanto, o estudo dos grupos sociais; da divisão da sociedade em camadas; da mobilidade social; dos processos de corporação, competição e conflito na sociedade; etc.
  • Economia – estuda as atividades humanas ligadas a produção, circulação e distribuição e consumo de bens e serviços. 
  • Antropologia – estuda e pesquisa as semelhanças e diferenças culturais entre os vários agrupamentos humanos, assim como a origem e a evolução das culturas.
  • Ciência Política – estuda a distribuição de pode na sociedade, bem como a formação e desenvolvimento das diversas formas de governo.
  • Não existe uma divisão nítida entre essas disciplinas. Embora cada uma se ocupe preferencialmente de um aspecto da realidade social, elas complementam umas as outras e atuam freqüentemente juntas para explicar os complexos fenômenos da vida em sociedade.
  • Em Síntese – As Ciências Sociais cumprem, portanto, um papel fundamental num mundo de mudanças e agitações sociais. Elas nos permitem entender melhor a sociedade em que vivemos e compreender os fatos sociais que nos rodeiam.

    Estranhamento e Desnaturalização da Realidade – Senso Comum
    Isolamento Social: é a atitude de viver fora do convívio social humano. O indivíduo criado fora da convivência humana não se torna humano. Há absoluta necessidade do grupo para que o comportamento humano se desenvolva. Na verdade, é impossível uma criança sobreviver como um ser humano em completo e permanente isolamento social.
         Aristóteles tinha razão ao afirmar: “O homem é por natureza um animal racional.” A vida em grupo é uma exigência da natureza humana. O homem tem necessidade dos seus semelhantes para sobreviver, para propagar e perpetuar a espécie e para realizar-se plenamente como pessoa.
    Exemplo: Amala e Kamala, O menino Lobo, Kaspar Hauser, Capitão Nemo, Lagoa Azul.
    Contatos Sociais -  O contato social é à base da vida social. É o passo inicial para que ocorra qualquer associação humana. Os contatos sociais podem ser:

    Primários – são os contatos pessoais, diretos, face a face, e que têm uma base emocional, pois as pessoas neles envolvidas compartilham suas experiências individuais. São exemplos característicos de contatos sociais primários os que ocorrem na família entre pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher, entre amigos. As primeiras experiências dos indivíduos se fazem com base em contatos face a face, como na família, nos grupos de brinquedo, no colégio, nos clubes etc.
    Secundários – são os contatos impessoais, calculados, formais; são mais um meio para atingir um determinado fim. Por exemplo, o contato do passageiro com o cobrador do ônibus, apenas para pagar a passagem; ou o contato do cliente com o caixa do banco ao descontar um cheque. São também considerados contatos secundários os contatos mantidos através de missiva, áudio falante, telegrama, etc.
  •  Processos Sociais:
  • Contatos sociais - É o primeiro passo para qualquer associação humana, pois a convivência humana pressupõe uma variedade de formas de contato. É a base da vida social. Dois tipos: Primários - Contatos pessoais diretos. Forte base emocional. Ex.:família, vizinhos, escola, clube. Secundários - São os contatos impessoais, calculados e formais. Contexto: Ex.: Industrialização / urbanização predomina contatos secundários. Proximidade física não significa necessariamente proximidade afetiva. Isolamento social - caracterizado pela ausência dos contatos sociais ( atitudes de ordem social e atitudes de ordem individual). Obs.: o existem várias formas de convívio social, pois cada cultura, cada sociedade, tem suas regra particulares. 3. Interação social O simples contato não é suficiente para que haja interação social. É preciso que haja mudança do comportamento dos indivíduos envolvidos como resultado do contato e da comunicação que se estabelece. * A interação social supõe, assim, a existência de reciprocidade nas ações entre indivíduos. Entretanto, com a informática existem novos tipos de contato social através da interatividade. Entende-se por interatividade a troca simultânea de informações e o acesso imediato a qualquer parte do mundo. Pessoa é pessoa, Pessoa é grupo, Grupo é grupo Relação Social. Dá se o nome de relação social as diferentes formas da interação social . Relação econômica, relação pedagógica,relação familiar. 4. Processos Sociais Diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns com os outros. A forma como os indivíduos se relacionam e estabelecem relações sociais. Processos sociais - são diferentes formas de interação entre os indivíduos. Ação entre dois ou mais agentes contribuindo para aproximá-los ou afastá-los. Classificação: Associativos, coesivos ou positivos ( cooperação, acomodação e assimilação) *cooperação direta – indivíduos trabalham juntos, ações coletivas. Ex.: mutirão. *cooperação indireta – pessoas realizam trabalhos diferentes – relação de complementariedade Dissociativos, disjuntivos ou negativos ( competição e conflito) * competição é regulada por normas, pode ser direta ou indireta, pessoal ou impessoal, e tende a excluir a violência e o uso da força. * Conflito - quando a competição assume características de elevada tensão social, sobrevém o conflito. Tipos de conflitos: étnicos, terra, religiosos , políticos. 5. Acomodação É o processo social em que o indivíduo, grupos ou categorias em interação não compartilham metas, crenças, atitudes e padrões de comportamento, mas convivem pacificamente. Para evitar o conflito as categorias sociais minoritárias simulam um comportamento que não corresponde ao seu acervo sociocultural. Não há uma transformação de pensamento, sentimentos e atitudes. Mudanças são exteriores, manifestam apenas enquanto comportamento social. Ajustamento de indivíduos ou grupos apenas nos aspectos externos do seu comportamento. “ nem todo conflito termina com a extinção do oponente derrotado. Em alguns casos, este pode aceitar as condições impostas pelo vencedor para fugir à ameaça de destruição. Ex.: escravização dos povos vencidos, quando alguém segue uma lei , mas não concorda com ela... 6. Assimilação É o processo através do qual indivíduos, grupos ou categorias de culturas diferentes permutam os seus respectivos acervos/bagagem culturais. EX: Miscigenação. Conversão Implica transformações internas nos indivíduos. Envolvem mudanças na maneira de pensar, de sentir e agir.

  • Processo é o nome que se dá à continua mudança de alguma coisa em uma direção definida. Processo social indica interação social, movimento, mudança. Os processos sociais são as diversas maneiras pelas quais os indivíduos e os grupos atuam uns sobre os outros – isto é, de que forma eles se relacionam, estabelecendo relações.
  • Qualquer mudança proveniente dos contatos e da interação social entre os membros de uma sociedade constitui, portanto, um processo social.
  • Processos Sociais:
    Associativos – cooperação, acomodação, assimilação;
    Dissociativos – competição e conflito;
    No grupo social ou na sociedade como um todo; os indivíduos e os grupos se reúnem e se separam, se associam e se dissociam. Assim, os processos sociais podem ser associativos e dissociativos.

    Grupo social é a reunião de duas ou mais pessoas, associadas pela interação, e, por isso, capazes de ação conjunta, visando atingir um objetivo comum. O indivíduo, ao longo de sua vida, participa de vários grupos sociais. Os principais são:
    Grupo familial – família
    Grupo vicinal – vizinhança
    Grupo educativo – escola
    Grupo religioso – Igreja
    Grupo de lazer – clube, associação;
    Grupo profissional – empresa
    Grupo político – Estado, partidos políticos.
    • CULTURA – II

      Cultura – é todo conhecimento que é passado de geração a geração. Exemplo: Santo Dumont com seu projeto de um avião. Conjunto das práticas, línguas, símbolos, crenças, valores, idéias e objetos que os grupos desenvolvem ao longo do tempo para viver em sociedade.

      Cultura Material: todas as ferramentas e técnicas (tecnologias) que uma sociedade desenvolve para que seus membros desempenhem suas tarefas.
      Cultura Não-Material: criações simbólicas, crenças, normas criadas pelas sociedades e transmitidas através das gerações (tradição).
      Símbolos: objetos cujo significado foi convencionado.
      Signos: representações que pretendem dizer outra coisa.
      Linguagem: o mais importante sistema de símbolos utilizado para a comunicação.
      Gestos: movimentos do corpo com significados sociais convencionados.
    • Valores: crenças fundamentais sobre o que é aceitável ou inaceitável, bom ou mau, desejável ou indesejável.
    • Normas: Convenções a respeito de comportamentos sobre a maneira de agir.
      Costumes: comportamentos que tratam de padrões morais, tais como roubar, enganar, mentir.
      Tradições: menos significativas (ex.: não usar gravata no teatro).
      Leis: normas estabelecidas e impostas pelo poder político da sociedade.

      Conhecimentos e crenças: conhecimentos são as conclusões baseadas em alguma avaliação de evidencia empírica; crenças, as conclusões sem o adequado apoio empírico.

      Cultura ideal e real

      As normas determinam os comportamentos ao definir maneiras de agir culturalmente estabelecidas.
      As pessoas nem sempre se comportam conforme o esperado.
      Normas não devem ser confundidas com comportamento.

      Diversidade Cultural – Diversidade entre sociedades:

      As sociedades desenvolvem diferentes valores, crenças, costumes e normas, isto é, formas de cultura (material e não material), para desempenhar tarefas e dar sentido a sua existência.

      Diversidade dentro de uma sociedade

      Subcultura: cada grupo social (jovens, grupos étnicos, classes sociais, profissões, etc.), tende a desenvolver um estilo de vida distinto dentro da sociedade.
      Contracultura: grupos marginalizados ou em conflito com os grupos dominantes desenvolvem comportamentos contrários à cultura dominante.
      Cultura de Massa: valores, práticas, objetos produzidos e difundidos pelos meios de comunicação de massa (empresas de comunicação, órgãos governamentais); é consumida por todos os grupos sociais.
      Cultura Popular: valores, práticas, objetos produzidos por grupos sociais tradicionais (populações rurais, trabalhadores urbanos.)
      Cultura Erudita: produzida e consumida pelas elites sociais, econômicas e culturais de uma sociedade.
      Relativismo Cultural: nenhuma prática cultural é inerentemente boa ou má; cada uma é entendida de acordo com seu lugar em uma configuração cultural mais ampla.
      Etnocentrismo: oposto ao relativismo cultural, é a tendência de ver a própria cultura como moralmente superior a outras e de julgar outras culturas pelos padrões da sua.
      Multiculturalismo: corrente de idéias que defende que os agentes de socialização secundária (escola e meios de comunicação) deveriam refletir a diversidade étnica e cultural e a equivalência de todas as manifestações culturais de uma sociedade.
    • SOCIALIZAÇÃO

    •             Processo pelo qual os indivíduos aprendem sua cultura, adotando e ou / abandonando uma série de papéis e tomando consciência de si próprios enquanto interagem com os outros.

      Socialização Primária: aquisição de habilidades básicas necessárias para viver em sociedade na infância. A família é o principal agente da socialização primária.
      Socialização Secundária: ocorre fora da família; seus principais agentes são a escola e os grupos primários.
      Sigmund Freud (185 – 1939): a socialização é sempre problemática, pois o ego se desenvolve mediante a negação dos desejos ilimitados do id em confronto com o superego. Os indivíduos socialmente bem ajustados são aqueles capazes de equilibrar as demandas sempre conflitantes do id em face das restrições impostas pelo superego.
      Id: constitui o motor do pensamento e do comportamento. Contém os pensamentos e desejos de recompensa mais primitivos, os instintos básicos como sexo, comida, etc.
      Superego: é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente seus instintos e desejos.
      Ego: permanece entre ambos, alterando as necessidades primitivas e as crenças éticas e morais. É a instancia em que se inclui a consciência.

      Principais agentes de socialização:
      Família
      Escola
      Grupos primários
      Meios de comunicação

        Todas as pessoas têm cultura?

                  Cultura em linha geral é todo conhecimento (agir) humano que é passado de geração a geração.
      A cultura é “a vida total de um povo, a herança social que o individuo adquire de seu grupo. Ou pode ser considerada a parte do ambiente que o próprio homem criou.” (Clyde Kluckhohn, Antropologia – um espelho para o homem, p.28)

      O grande antropólogo Malinovski ensina que a cultura compreende “artefatos, bens, processos técnicos, idéias, hábitos e valores herdados.”.
      A aquisição e a perpetuação da cultura é um processo social – e não biológico – resultante da aprendizagem. Cada sociedade transmite às novas gerações o patrimônio cultural que recebeu de seus antepassados. Por isso, a cultura é também chamada de herança social.
    • O homem, um ser cultural. 

    • Cultura é o conjunto de todas as atividades humanas, inclusive daquelas condenáveis. É o conjunto de todas as coisas que os homens fazem de si mesmos e de seu mundo, e o que eles pensam e falam a esse respeito. Eles a produzem enquanto acrescentam algo à natureza, através da palavra, do trabalho, das artes, da moral, das crenças, do conhecimento, dos instrumentos, etc.
      Somente o homem, enquanto dotado de inteligência abstrata e intencionalidade, é capaz de produzir cultura. Cada povo produz sua cultura. A cultura não é uma dádiva da natureza, mas conquista de um povo. Sem o meio social, onde nasce a cultura, o homem não se humaniza. Entre o indivíduo e a cultura se estabelece uma relação de troca: ele contribui para moldá-la e ela o influencia.
    Sociedade – Corpo orgânico estruturado em todos os níveis da vida social, com base na reunião de indivíduos que vivem sob determinado sistema econômico de produção, distribuição e consumo, sob um dado regime político e obedientes a normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo. Coletividade. Corpo orgânico, reunião de indivíduos, que vivem num mesmo regime político e econômico (produção, distribuição e consumo), em todos os níveis da vida social, obedientes à normas, leis e instituições necessárias à reprodução da sociedade como um todo. Sociedade vem a ser, então, toda forma de coordenação das atividades humanas objetivando determinado fim e regulado por um conjunto de normas.


Fontes:  

1. Wikipédia - Conceitos Sociológicos 
Pérsio Santos - Introdução à Sociologia 
Currículo do Estado de São Paulo - Caderno do Professor 1 - 4b (1/Série)