Docente: Z. Maciel
Manual Básico de
Metodologia do Trabalho Científico
Quanto à
Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso
O TCC deve seguir a estrutura de um trabalho acadêmico, de
acordo com as Normas da ABNT. A formatação gráfica, assim como as citações e
referências também devem seguir a ABNT. A seguir apresentam-se os elementos
pré-textuais, textuais e pós-textuais.
Elementos Pré-textuais
Capa (obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória(s) (opcional)
Agradecimento(s) (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)
Elementos Textuais
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Elementos Pós-textuais
Referências (obrigatório)
Glossário (opcional)
Apêndice(s) (opcional)
Anexo(s) (opcional)
Por elementos pré-textuais designam-se
as informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. O
detalhamento dos elementos gráficos que devem constar na capa, na folha de rosto,
na folha de aprovação, no resumo e no sumário do trabalho estão apresentados na
sequência deste regulamento. Observa-se que o resumo deve ser informativo,
objetivo, conciso e enunciado na terceira pessoa do singular. Deve expor a
temática, as finalidades, a metodologia e os resultados do trabalho. Deve ser
escrito em espaço simples, preferencialmente em parágrafo único. Logo abaixo do
resumo devem constar as palavras-chave do trabalho.
Os elementos textuais são
divididos em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. O corpo do
trabalho deve ser subdividido proporcionalmente em seções (capítulos ou
subitens / títulos e subtítulos).
A introdução deve estar relacionada com o
Projeto de Pesquisa (NBR 14724/2005). Neste sentido, deve apresentar claramente
o tema, o questionamento (a pergunta, o problema), o objetivo, a justificativa
e o referencial teórico do trabalho, a metodologia e as principais fontes da
pesquisa, terminando com a apresentação da estrutura redacional do
desenvolvimento. Embora se deva saber desde o começo do trabalho o que vai ser
escrito na introdução, sua redação final geralmente só se faz após a conclusão
do texto.
O desenvolvimento deve
refletir a capacidade argumentativa e demonstrativa de seu autor e apresentar
adequada divisão do assunto em uma sequência lógica constituída pelas
diferentes divisões e subdivisões do trabalho. As seções (divisões e
subdivisões) do desenvolvimento devem ser numeradas em sequência crescente pelo
sistema decimal, podendo ir até a quinária (ex.: 1.1.1.1.1). Os números,
chamados indicativos, são colocados diante dos títulos das seções e separados
apenas por espaço, sem ponto (.) ou traço (–).
A conclusão deve apresentar de maneira
sucinta os estudos realizados durante o trabalho e os resultados alcançados.
Os elementos pós-textuais seguem os
elementos textuais, destacando-se as referências como elemento obrigatório, as
quais consistem na identificação, em ordem alfabética, das obras citadas ao
longo do texto ou mesmo daquelas que embora não citadas foram utilizadas para
sua elaboração. No glossário, caso este seja necessário, os termos devem
aparecer em ordem alfabética. Os apêndices e os anexos são textos ou documentos
que servem de fundamentação, comprovação e ilustração. A diferença está no fato
de o apêndice ser elaborado pelo autor, enquanto o anexo é recolhido de outro
lugar.
Quanto aos Critérios de
Qualificação do Trabalho
Clareza textual - O texto
oferece compreensibilidade das ideias demonstradas e/ou dos fatos expostos?
Coerência das partes (divisões e
subdivisões)
As ideias e/ou os fatos guardam
relação com seus títulos?
As sessões do desenvolvimento
(divisões e subdivisões) apresentam relação adequada e consequente entre si?
Coerência de pensamento
A linha teórica anunciada na
introdução (implícita ou explicitamente) dá estrutura à exposição das ideias
e/ou ao tratamento dos fatos?
Há análise sistemática do
problema?
As demonstrações e argumentações
apresentam-se de modo consequente?
Os aspectos importantes foram
contemplados devida e suficientemente?
Aspectos metodológicos do
trabalho escrito
A apresentação escrita segue formalmente os
passos de um trabalho científico?
Quanto à Apresentação Oral do Trabalho
A exposição oral deve ser feita
de maneira sucinta e segura, deixando detalhes e curiosidades para as
explicações finais. Devem ser apresentados os seguintes itens:
1.
tema do estudo;
2.
problema investigado;
3.
justificativa da escolha
do tema;
4.
objetivos da
pesquisa;
5.
caminho percorrido
para tratamento do tema e do problema;
6.
principais pontos
teóricos do trabalho;
7.
dados obtidos na
pesquisa teórica e ou/de campo;
8.
conclusões tiradas;
9.
possíveis
contribuições do trabalho para estudos mais avançados.
Na apresentação oral do trabalho,
o aluno deverá ter clareza de idéias e de linguagem e também domínio da defesa,
fatores estes decisivos para a avaliação oral.É necessário que os alunos sigam
o horário estipulado para as apresentações dos trabalhos, pois muitos alunos e
convidados estarão envolvidos durante as mesmas.
Durante as apresentações dos trabalhos, a banca
examinadora não deverá permitir a entrada ou saída de alunos e/ou convidados do
local, para evitar problemas de nervosismo ou desconcentração dos expositores.
Orientação Geral
(Formatação)
Participar das
orientações com o P.O;
Escolher o P.E e/
ou convidar;
Realizar uma
leitura completa do manual de orientação técnica e tirar possíveis dúvidas;
Fonte do tema –
Arial ou Time New Roman
Tamanho – 12 para texto
simples
Títulos e
subtítulos – 12 em “caixa alta” e/ou 14 em “caixa baixa/alta”
Espaçamento entre
Linhas – 1,5cm
Texto alinhado no
modo – Justificar
Todos os títulos,
com exceção do sumário, devem vir 3 cm abaixo da margem superior;
Entregar rascunho para o P.O;
Entregar o texto
final para Revisão antes de ser
encadernado e apresentado;
Seguir a ABNT Ipsis litteris.
As margens devem ser:
Anverso: esquerda –
3cm, superior – 3cm, Direita – 2cm, Inferior – 2cm;
Verso: Direita – 3cm,
Superior – 3cm, Esquerda – 2cm, Inferior – 2cm
Escrita (NBR 14724 -2011)
Utilizar margem
justificada para o corpo do trabalho e alinhamento esquerdo para as
referências; Escolher um tipo de letra legível na cor preta (Arial, Times New
Roman etc...) fonte tamanho 12;
Papel no formato A4
[21 cm x 29,7 cm]
Indicativo de Seção
O título
deve ser precedido pelo indicativo numérico (algarismo arábico), alinhado à
esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias
devem iniciar em folha ímpar (anverso), na parte superior da folha, grafados em
números inteiros a partir de 1 (um) e separados do texto que os sucede por 1
(um) espaço entrelinhas de 1,5 cm. Deve-se limitar a numeração progressiva até
a seção quinaria (5= 1.1.1.1.1).
Da mesma forma os títulos das subseções devem
ser separados do texto que os precede e sucede por 1 (um) espaço de 1,5cm.
Títulos que ocupem mais de uma linha, devem a partir da segunda linha, serem
alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título. Os títulos
sem indicativos numéricos como: lista e ilustrações, resumo, sumário, referências
etc... devem ser centralizados, conforme NBR 6024.
São os elementos sem título e sem indicativo numérico:
folha de aprovação, a dedicatória e a(s) epígrafe(s). Destacam-se gradativamente os títulos das seções
utilizando os recursos de negrito, itálico
ou sublinhado, dentre outros como CAIXA ALTA e VERSAL. Os títulos devem ser
grafados de forma idêntica no sumário e no texto.
Ordem dos Elementos
na Referência - Livros Considerados no Todo
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome.
Título. edição. Local de publicação: Editora, ano. Número de páginas.
Ex: PINHO, Diva Benevides; VASCONCELOS, Marco Antonio
Sandoval de. Manual de economia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1998. 250 p.
Com indicação
de volume
BITTAR, Carlos Alberto. Curso de direito civil.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994. v. 2 (volume citado) Ou BITTAR, Carlos Alberto. Curso de direito
civil. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994. 3 v. (quantidade de volumes
da obra)
Páginas da Internet
(Site, Blog, E-mail, etc.)
SOBRENOME, Nome. Título da página. ano.
Disponível em:. Acesso em: 23 maio 2010. +
Horários (Ex.: às 15h35min.)
Ex: CALDAS, Juarez. O fim da economia: o começo
de tudo. Disponível em:
OLIVEIRA,
José Palazzo M. de. A perda da memória ou a preservação digital. 2005.
Disponível em:
. Acesso em: 26 jul. 2010.
Na introdução – explique sobre a
importância e objetivos do trabalho, forneça detalhes sobre sua elaboração, a
maneira como os dados foram obtidos, etc. Nesta parte o assunto ou tema do
Trabalho fica claramente identificado dando uma visão geral do que está sendo
abordado. Não precisa ser longa (1 página apenas) e em hipótese alguma deve
conter conclusões. Embora venha logo no início do trabalho, ou seja, antes dos
capítulos, esta parte vai sendo escrita de acordo com o desenvolvimento da
pesquisa. O correto é que seja redigida ao término do trabalho.
O Desenvolvimento
é o Trabalho propriamente dito. É o conteúdo do tema abordado e, portanto, a
parte mais substancial do trabalho (3 capítulos).
Conclusão - Elaborar um
texto conclusivo, com posicionamento subjetivo e síntese geral das ideias, relatando
as principais contribuições da pesquisa para o grupo.
Relacionam-se as referências bibliográficas em lista própria, numerada
sequencialmente, em ordem alfabética de sobrenome de autor e título. - Mínimo
(02 livros / Leitura /Pesquisa)
Notas de Referencia
A numeração das notas de referência é feita por
algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva. Não se inicia a
numeração a cada página.
São impressas ao pé das páginas, separadas por
uma barra horizontal de 5 cm. Ex: “Pouco por força podemos, isso que é, por
saber veio, todo o mal.” 15
Na primeira citação de uma obra, a referência
deve aparecer completa em nota de rodapé. As citações seguintes da mesma obra
podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as expressões latinas.
Ibidem (Ibid.) - na mesma obra
Idem (Id.) - mesmo autor
Op cit. - obra citada
Passim – aqui e ali, em
diversas passagens
Sequentia – seguinte ou que
se segue – et seq.
Apud - citado por
(Citação de citação)
Sic - assim (para
indicar que no original está escrito desta forma)
Ipsis litteris é uma
expressão de origem latina que significa "pelas mesmas letras ", "literalmente" ou "nas
mesmas palavras".
Quinário: Que tem por base
o número cinco: numeração quinária.
As notas devem estar localizadas na página em
que aparecem as chamadas numéricas, evitando continuar na(s) página(s)
seguinte(s).
As notas devem ser alinhadas, a partir da
segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de
forma que o expoente fique destacado. Não deve conter espaço entre as notas.
CITAÇÕES
“É a menção, no texto, de uma informação colhida
em outra fonte.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a, p.1).
Podem ser:
Direta (literal ou
textual) – Transcrição de palavras ou trechos de outro autor e podem ser
apresentadas de duas formas:
Inseridas entre aspas duplas, no meio do texto,
se ocuparem até três linhas.
As aspas simples são indicadas para citações no
interior da citação;
As citações com mais de três linhas devem ser
apresentadas em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm a partir da margem
esquerda, espaço simples, com fonte menor da utilizada no trabalho e sem aspas.
Indireta
(conceptual) – Consiste na reprodução das ideias de outro autor, sem
transcrição literal.
Citação Direta
(+ de 3 linhas)
- Recuo de 4 cm
- Fonte 10
- Parágrafo próprio
- Fonte menor
- Sem aspas
- Espaço simples
Citação Indireta
(conceptual)
Citação direta
(até 3 linhas)
- Entre aspas duplas
- No corpo do texto
Sistema Autor-Data
Neste sistema, a indicação da fonte deve ser
pelo sobrenome do autor, instituição responsável ou pelo título, seguida da
data de publicação entre parênteses e a(s) página(s) se a citação for direta,
separados por vírgula.
Introduzindo o
autor na sentença
As chamadas pelo sobrenome do autor, instituição
responsável ou título, devem figurar em letras maiúscula e minúscula,
indicando-se apenas a data entre parênteses, acrescida da(s) pagina(s), quando
for citação direta.
Para citações
indiretas, o número da página é opcional
Ex: Segundo Garófalo (1998, p. 70) “[...]
genericamente, a macroeconomia é concebida como o ramo da ciência.” OU
mencionando o autor no final da citação
Nas citações onde o(s) autor(es) aparece (m)
entre parêntese no final da frase, colocar em letras maiúsculas. Ex:
“Genericamente, a macroeconomia é concebida como o ramo da ciência.” (GARÓFALO,
1998, p. 70).
Citações com dois
autores
Citações onde são mencionados dois autores, separar
por ponto e vírgula quando estiverem citados dentro dos parênteses. Ex:
(PINHEIRO; CAVALCANTI, 2000, p. 102).
Quando os autores estiverem incluídos na
sentença, utilizar o (e) Ex: Pinheiro e Cavalcanti (2000, p. 102).
Citações com três
autores
Dentro do parêntese, separar por ponto e vírgula.
Ex: (RUSSO; FELIX; SOUZA, 2000, p. 2).
Incluídos na sentença, utilizar vírgula para os
dois primeiros autores e (e) para separar o segundo do terceiro. Ex: Russo,
Felix e Souza (2000, p. 2).
Citações com mais
de três autores
Indicar o primeiro autor seguido da expressão et
al. Ex: (SILVA et al., 2003). Silva et al. (2003).
Para citações de
diversos documentos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, utilizar o acréscimo
de letras minúsculas, ordenados alfabeticamente após a data e sem
espacejamento.
Ex: (SILVA, 1999a, 1999b). As citações indiretas
de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em anos diferentes,
separar as datas por vírgula.
Ex: (ANDRADE, 1999, 2000, 2002). Para citações
indiretas de vários documentos de diversos autores, mencionados simultaneamente,
devem figurar em ordem alfabética, separados por ponto-e-vírgula.
Ex: (BACARAT, 2008; RODRIGUES, 2003). Para
citações de obras que possuem mais de um volume
(RODRIGUES, 2000, v. 2, p. 56). Para citações de
obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, mencionar a primeira palavra
do título seguida de reticências e da data de publicação Ex: (INTERFERÊNCIA...,
2000, p. 20).
Citação de citação
(apud)
Quando se transcreve palavras textuais ou
conceitos de um autor, dito por um segundo autor, utiliza-se a expressão apud
(citado por).
Ex: Segundo Neuman (1997 apud HELLER, 1999, p.
127) “A dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros
seres humanos.”
OuDe acordo com Neuman (1997) “A dominação não
tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.” (apud
HELLER, 1999, p. 127).
Ou “A dominação não tem poder, como tal, não inclui
a dominação de outros seres humanos.” (NEUMAN, 1997 apud HELLER, 1999, p. 127).
Sistema Numérico
Se for adotado o sistema numérico, as citações
dos documentos devem ter numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos,
remetendo à lista de referências ao final do texto, do capítulo ou parte, na
mesma ordem em que aparece no texto. Não se inicia nova numeração a cada
página.
ELEMENTOS
PRÉ-TEXTUAIS
Apresentação do Sumário (NBR -14724 – 2011)
O sumário deve ser localizado como último
elemento pré-textual;
Enumerar as principais divisões, seções e outras
partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede;
São empregados algarismos arábicos na numeração;
O indicativo da seção deve ser alinhado na
margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço;
Os elementos pré-textuais não podem constar no
sumário;
O título de cada seção deve ser digitado com o
mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto;
Não se utilizam pontos, hífen, travessão ou
qualquer sinal após o indicativo de seção ou de título;
Deve-se limitar a numeração progressiva da seção
até a seção quinária;
Quando houver mais de um volume, deve ser incluído
o sumário de toda a obra em todos os volumes;
RECOMENDA-SE que os títulos e subtítulos, se houver,
sejam alinhados de forma que a primeira letra da primeira palavra fique abaixo
do indicativo mais extenso.
Configuração do
sumário
1) Selecionar o texto do sumário
2) Clicar na opção Formatar na barra de
ferramentas
3) Escolher o item tabulação
4) Definir a marca de 15,5 cm
5) Em preenchimento clicar no item (2.....) -
escolher a opção Definir e OK
6) Utilize o TAB para preenchimento das linhas
no sumário.
Resumo - TCC
De acordo com a NBR 6028/2003, o resumo é a
síntese do texto, mostrando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões
do trabalho, devendo ser claro e direto com o máximo de 500 palavras para
relatórios e teses, 250 palavras para monografias e artigos. Para notas e
comunicações breves, o resumo não deve ultrapassar 100 palavras.
O resumo deve ser precedido da referência do
documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.
A primeira frase deve ser significativa, explicando
o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a
categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).
Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira
pessoa do singular.
As palavras-chave devem figurar logo abaixo do
resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e
finalizadas também por ponto. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003a)
Quanto ao
Projeto de Pesquisa
Sugere-se que o
projeto de Pesquisa contenha os seguintes elementos:
Elemento
|
O que é
|
Pergunta
|
Título
|
Nomeação que o trabalho irá receber
|
Qual é o título
|
Definição do tema
|
Assunto a ser pesquisado
|
Qual é o tema?
|
Delimitação do
Problema
|
Problemática que o pesquisador
quer estudar e compreender ou pergunta que o pesquisador quer responder sobre
o assunto
|
Qual é a problemática
Ou
Qual é pergunta
|
Objetivos
|
O que se pretende atingir com a
pesquisa
|
Para que fazer?
|
Justificativa
|
Razões de se realizar a
pesquisa
|
Por que fazer?
|
Referencial
Teórico
|
Conjunto de Conceitos em que o
trabalho se fundamenta e se desenvolve
|
Quais são os elementos teóricos
da análise?
|
Metodologia
|
Conjunto de atividades
organizadas para levantamento dos dados para a realização da pesquisa
|
Como desenvolver a pesquisa?
|
Cronograma das
atividades
|
Lista, por ordem e prazos, da
realização e conclusão das atividades da pesquisa
|
Quando e em que ordem será
realizada a pesquisa?
|
Recursos humanos
e materiais-orçamento
|
Listas de custos de materiais e
mão-de-obra necessários para a realização da pesquisa
|
De que será preciso?
|
Referencias
|
Lista de obras básicas para a
realização da pesquisa
|
Quais fontes serão consultadas
para a realização da pesquisa?
|
Anexos*(opcional)
|
Textos e/ou imagens que complementam
a pesquisa
|
Que tipo de anexo será usado e
qual é a importância desse anexo?
|
*São acessórios que aparecem ao
final do trabalho
(mapas, gráficos, reportagens,
entrevistas,
figuras, etc); Estes devem
estar devidamente
identificados.
|
Referencias
Bibliográficas
UNISANTOS,
Centro de Ciências Exatas, Artes e
Humanidades. Regulamento e Diretrizes Gerais para os Trabalhos de Conclusão de
Curso, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22.
ed., São Paulo: Cortez, 2003
FRANÇA,
Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina. Manual para normalização de
publicações técnico-científicas. 8. ed. rev. e ampl., Minas Gerais: Editora
UFMG, 2009. 257p. (Aprender).
CASTILHO,
Antonio Paulo F. de; PESCUMA, Derna. Projeto de pesquisa: o que é? Como
fazer? 6. ed., São Paulo: Olho d’Água, 2010. 98p.
______.
Referências bibliográficas: o que é? Como fazer? 6. ed. rev. e ampl., São
Paulo: Olho d’Água, 2008. 123p.
______. Trabalho acadêmico: o que é?
Como fazer? 5. ed., São Paulo: Olho d’Água, 2008. 83p.
As
normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para elaboração do
TCC devem ser consultadas nas seguintes referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR
6023: referências: elaboração. Rio de Janeiro, ago. 2002a.
______. NBR 10520: informação e documentação:
apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, ago. 2002b.
______. NBR 10719: Informação e documentação
– relatório técnico e/ou científico - apresentação. Rio de Janeiro, jul. 2011.
______. NBR 14724: informações e documentação
- trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, mar. 2011a.
______. NBR 15287: informações e documentação
– projeto de pesquisa - apresentação. Rio de Janeiro, mar. 2011b.
______. NBR 6024: informações e documentação
- numeração progressiva das seções de um documento - apresentação. Rio de
Janeiro, maio 2003.
______. NBR 6027: informações e documentação
- sumário – apresentação. Rio de Janeiro, jan. 2013.
______. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro,
nov. 2003a. CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB,
1983-1985.
______.
NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos –
apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
______.
NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de
um documento escrito – apresentação. Rio de Janeiro: 2003.
______.
NBR 15287: Informação e documentação: projeto de pesquisa –
apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
______.
NBR 6023: Informação e documentação: referências – elaboração. Rio de
Janeiro, 2002.
______.
NBR 6028: Informação e documentação: resumo – procedimento. Rio de
Janeiro, 2003.
______.
NBR 6027: Informação e documentação: sumário – apresentação. Rio de
Janeiro, 2003.
______.
NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos –
apresentação. Rio de Janeiro, 2011.