quinta-feira, 20 de novembro de 2014



Docente: Z. Maciel 



            Manual Básico de Metodologia do Trabalho Científico


Quanto à Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso


O TCC deve seguir a estrutura de um trabalho acadêmico, de acordo com as Normas da ABNT. A formatação gráfica, assim como as citações e referências também devem seguir a ABNT. A seguir apresentam-se os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Elementos Pré-textuais

Capa (obrigatório)
Folha de rosto (obrigatório)
Errata (opcional)
Folha de aprovação (obrigatório)
Dedicatória(s) (opcional)
Agradecimento(s) (opcional)
Epígrafe (opcional)
Resumo na língua vernácula (obrigatório)
Lista de ilustrações (opcional)
Lista de tabelas (opcional)
Lista de abreviaturas e siglas (opcional)
Lista de símbolos (opcional)
Sumário (obrigatório)

Elementos Textuais

Introdução
Desenvolvimento
Conclusão

Elementos Pós-textuais

Referências (obrigatório)
Glossário (opcional)
Apêndice(s) (opcional)
Anexo(s) (opcional)

Por elementos pré-textuais designam-se as informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho. O detalhamento dos elementos gráficos que devem constar na capa, na folha de rosto, na folha de aprovação, no resumo e no sumário do trabalho estão apresentados na sequência deste regulamento. Observa-se que o resumo deve ser informativo, objetivo, conciso e enunciado na terceira pessoa do singular. Deve expor a temática, as finalidades, a metodologia e os resultados do trabalho. Deve ser escrito em espaço simples, preferencialmente em parágrafo único. Logo abaixo do resumo devem constar as palavras-chave do trabalho.

Os elementos textuais são divididos em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. O corpo do trabalho deve ser subdividido proporcionalmente em seções (capítulos ou subitens / títulos e subtítulos).

A introdução deve estar relacionada com o Projeto de Pesquisa (NBR 14724/2005). Neste sentido, deve apresentar claramente o tema, o questionamento (a pergunta, o problema), o objetivo, a justificativa e o referencial teórico do trabalho, a metodologia e as principais fontes da pesquisa, terminando com a apresentação da estrutura redacional do desenvolvimento. Embora se deva saber desde o começo do trabalho o que vai ser escrito na introdução, sua redação final geralmente só se faz após a conclusão do texto.

O desenvolvimento deve refletir a capacidade argumentativa e demonstrativa de seu autor e apresentar adequada divisão do assunto em uma sequência lógica constituída pelas diferentes divisões e subdivisões do trabalho. As seções (divisões e subdivisões) do desenvolvimento devem ser numeradas em sequência crescente pelo sistema decimal, podendo ir até a quinária (ex.: 1.1.1.1.1). Os números, chamados indicativos, são colocados diante dos títulos das seções e separados apenas por espaço, sem ponto (.) ou traço (–).

A conclusão deve apresentar de maneira sucinta os estudos realizados durante o trabalho e os resultados alcançados.

Os elementos pós-textuais seguem os elementos textuais, destacando-se as referências como elemento obrigatório, as quais consistem na identificação, em ordem alfabética, das obras citadas ao longo do texto ou mesmo daquelas que embora não citadas foram utilizadas para sua elaboração. No glossário, caso este seja necessário, os termos devem aparecer em ordem alfabética. Os apêndices e os anexos são textos ou documentos que servem de fundamentação, comprovação e ilustração. A diferença está no fato de o apêndice ser elaborado pelo autor, enquanto o anexo é recolhido de outro lugar.

Quanto aos Critérios de Qualificação do Trabalho

Clareza textual - O texto oferece compreensibilidade das ideias demonstradas e/ou dos fatos expostos?

Coerência das partes (divisões e subdivisões)

As ideias e/ou os fatos guardam relação com seus títulos?
As sessões do desenvolvimento (divisões e subdivisões) apresentam relação adequada e consequente entre si?

Coerência de pensamento

A linha teórica anunciada na introdução (implícita ou explicitamente) dá estrutura à exposição das ideias e/ou ao tratamento dos fatos?
Há análise sistemática do problema?
As demonstrações e argumentações apresentam-se de modo consequente?
Os aspectos importantes foram contemplados devida e suficientemente?


Aspectos metodológicos do trabalho escrito

A apresentação escrita segue formalmente os passos de um trabalho científico?
Quanto à Apresentação Oral do Trabalho

A exposição oral deve ser feita de maneira sucinta e segura, deixando detalhes e curiosidades para as explicações finais. Devem ser apresentados os seguintes itens:

1.    tema do estudo;
2.    problema investigado;
3.    justificativa da escolha do tema;
4.    objetivos da pesquisa;
5.    caminho percorrido para tratamento do tema e do problema;
6.    principais pontos teóricos do trabalho;
7.    dados obtidos na pesquisa teórica e ou/de campo;
8.    conclusões tiradas;
9.    possíveis contribuições do trabalho para estudos mais avançados.

Na apresentação oral do trabalho, o aluno deverá ter clareza de idéias e de linguagem e também domínio da defesa, fatores estes decisivos para a avaliação oral.É necessário que os alunos sigam o horário estipulado para as apresentações dos trabalhos, pois muitos alunos e convidados estarão envolvidos durante as mesmas.
Durante as apresentações dos trabalhos, a banca examinadora não deverá permitir a entrada ou saída de alunos e/ou convidados do local, para evitar problemas de nervosismo ou desconcentração dos expositores. 


Orientação Geral (Formatação)

Participar das orientações com o P.O;
Escolher o P.E e/ ou convidar;
Realizar uma leitura completa do manual de orientação técnica e tirar possíveis dúvidas;
Fonte do tema – Arial ou Time New Roman
Tamanho – 12 para texto simples
Títulos e subtítulos – 12 em “caixa alta” e/ou 14 em “caixa baixa/alta”
Espaçamento entre Linhas – 1,5cm
Texto alinhado no modo – Justificar
Todos os títulos, com exceção do sumário, devem vir 3 cm abaixo da margem superior; 
Entregar rascunho para o P.O;
Entregar o texto final para Revisão antes de ser encadernado e apresentado;

Seguir a ABNT Ipsis litteris.


As margens devem ser:
Anverso: esquerda – 3cm, superior – 3cm, Direita – 2cm, Inferior – 2cm;
Verso: Direita – 3cm, Superior – 3cm, Esquerda – 2cm, Inferior – 2cm

Escrita (NBR 14724 -2011)
Utilizar margem justificada para o corpo do trabalho e alinhamento esquerdo para as referências; Escolher um tipo de letra legível na cor preta (Arial, Times New Roman etc...) fonte tamanho 12;
Papel no formato A4 [21 cm x 29,7 cm]

Indicativo de Seção

O título deve ser precedido pelo indicativo numérico (algarismo arábico), alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Os títulos das seções primárias devem iniciar em folha ímpar (anverso), na parte superior da folha, grafados em números inteiros a partir de 1 (um) e separados do texto que os sucede por 1 (um) espaço entrelinhas de 1,5 cm. Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinaria (5= 1.1.1.1.1).

Da mesma forma os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e sucede por 1 (um) espaço de 1,5cm. Títulos que ocupem mais de uma linha, devem a partir da segunda linha, serem alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título. Os títulos sem indicativos numéricos como: lista e ilustrações, resumo, sumário, referências etc... devem ser centralizados, conforme NBR 6024.

São os elementos sem título e sem indicativo numérico: folha de aprovação, a dedicatória e a(s) epígrafe(s). Destacam-se gradativamente os títulos das seções utilizando os recursos de negrito, itálico ou sublinhado, dentre outros como CAIXA ALTA e VERSAL. Os títulos devem ser grafados de forma idêntica no sumário e no texto.

Ordem dos Elementos na Referência - Livros Considerados no Todo

SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título. edição. Local de publicação: Editora, ano. Número de páginas.
Ex: PINHO, Diva Benevides; VASCONCELOS, Marco Antonio Sandoval de. Manual de economia. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1998. 250 p.

Com indicação de volume
BITTAR, Carlos Alberto. Curso de direito civil. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994. v. 2 (volume citado) Ou BITTAR, Carlos Alberto. Curso de direito civil. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1994. 3 v. (quantidade de volumes da obra)

Páginas da Internet (Site, Blog, E-mail, etc.)

SOBRENOME, Nome. Título da página. ano. Disponível em:. Acesso em: 23 maio 2010. + Horários (Ex.: às 15h35min.)
Ex: CALDAS, Juarez. O fim da economia: o começo de tudo. Disponível em:
. Acesso em: 23 abr. 2010.
 OLIVEIRA, José Palazzo M. de. A perda da memória ou a preservação digital. 2005.
Disponível em: . Acesso em: 26 jul. 2010.

Na introdução – explique sobre a importância e objetivos do trabalho, forneça detalhes sobre sua elaboração, a maneira como os dados foram obtidos, etc. Nesta parte o assunto ou tema do Trabalho fica claramente identificado dando uma visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa (1 página apenas) e em hipótese alguma deve conter conclusões. Embora venha logo no início do trabalho, ou seja, antes dos capítulos, esta parte vai sendo escrita de acordo com o desenvolvimento da pesquisa. O correto é que seja redigida ao término do trabalho.

O Desenvolvimento é o Trabalho propriamente dito. É o conteúdo do tema abordado e, portanto, a parte mais substancial do trabalho (3 capítulos).

Conclusão - Elaborar um texto conclusivo, com posicionamento subjetivo e síntese geral das ideias, relatando as principais contribuições da pesquisa para o grupo.

Relacionam-se as referências bibliográficas em lista própria, numerada sequencialmente, em ordem alfabética de sobrenome de autor e título. - Mínimo (02 livros / Leitura /Pesquisa)

Notas de Referencia

A numeração das notas de referência é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva. Não se inicia a numeração a cada página.
São impressas ao pé das páginas, separadas por uma barra horizontal de 5 cm. Ex: “Pouco por força podemos, isso que é, por saber veio, todo o mal.” 15
Na primeira citação de uma obra, a referência deve aparecer completa em nota de rodapé. As citações seguintes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, utilizando as expressões latinas.
Ibidem (Ibid.) - na mesma obra
Idem (Id.) - mesmo autor
Op cit. - obra citada
Passim – aqui e ali, em diversas passagens
Sequentia – seguinte ou que se segue – et seq.
Apud - citado por (Citação de citação)
Sic - assim (para indicar que no original está escrito desta forma)
Ipsis litteris é uma expressão de origem latina que significa "pelas mesmas letras", "literalmente" ou "nas mesmas palavras".
Quinário: Que tem por base o número cinco: numeração quinária.
As notas devem estar localizadas na página em que aparecem as chamadas numéricas, evitando continuar na(s) página(s) seguinte(s).
As notas devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma que o expoente fique destacado. Não deve conter espaço entre as notas.

CITAÇÕES

“É a menção, no texto, de uma informação colhida em outra fonte.” (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002a, p.1).

Podem ser:
Direta (literal ou textual) – Transcrição de palavras ou trechos de outro autor e podem ser apresentadas de duas formas:
Inseridas entre aspas duplas, no meio do texto, se ocuparem até três linhas.
As aspas simples são indicadas para citações no interior da citação;
As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas em parágrafo próprio, com recuo de 4 cm a partir da margem esquerda, espaço simples, com fonte menor da utilizada no trabalho e sem aspas.

Indireta (conceptual) – Consiste na reprodução das ideias de outro autor, sem transcrição literal.

Citação Direta
(+ de 3 linhas)
- Recuo de 4 cm
- Fonte 10
- Parágrafo próprio
- Fonte menor
- Sem aspas
- Espaço simples
Citação Indireta
(conceptual)
Citação direta
(até 3 linhas)
- Entre aspas duplas
- No corpo do texto

 Sistema Autor-Data
Neste sistema, a indicação da fonte deve ser pelo sobrenome do autor, instituição responsável ou pelo título, seguida da data de publicação entre parênteses e a(s) página(s) se a citação for direta, separados por vírgula.

Introduzindo o autor na sentença
As chamadas pelo sobrenome do autor, instituição responsável ou título, devem figurar em letras maiúscula e minúscula, indicando-se apenas a data entre parênteses, acrescida da(s) pagina(s), quando for citação direta.

Para citações indiretas, o número da página é opcional
Ex: Segundo Garófalo (1998, p. 70) “[...] genericamente, a macroeconomia é concebida como o ramo da ciência.” OU mencionando o autor no final da citação
Nas citações onde o(s) autor(es) aparece (m) entre parêntese no final da frase, colocar em letras maiúsculas. Ex: “Genericamente, a macroeconomia é concebida como o ramo da ciência.” (GARÓFALO, 1998, p. 70).

Citações com dois autores
Citações onde são mencionados dois autores, separar por ponto e vírgula quando estiverem citados dentro dos parênteses. Ex: (PINHEIRO; CAVALCANTI, 2000, p. 102).
Quando os autores estiverem incluídos na sentença, utilizar o (e) Ex: Pinheiro e Cavalcanti (2000, p. 102).

Citações com três autores
Dentro do parêntese, separar por ponto e vírgula. Ex: (RUSSO; FELIX; SOUZA, 2000, p. 2).
Incluídos na sentença, utilizar vírgula para os dois primeiros autores e (e) para separar o segundo do terceiro. Ex: Russo, Felix e Souza (2000, p. 2).

Citações com mais de três autores
Indicar o primeiro autor seguido da expressão et al. Ex: (SILVA et al., 2003). Silva et al. (2003).

Para citações de diversos documentos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, utilizar o acréscimo de letras minúsculas, ordenados alfabeticamente após a data e sem espacejamento.
Ex: (SILVA, 1999a, 1999b). As citações indiretas de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em anos diferentes, separar as datas por vírgula.
Ex: (ANDRADE, 1999, 2000, 2002). Para citações indiretas de vários documentos de diversos autores, mencionados simultaneamente, devem figurar em ordem alfabética, separados por ponto-e-vírgula.
Ex: (BACARAT, 2008; RODRIGUES, 2003). Para citações de obras que possuem mais de um volume
(RODRIGUES, 2000, v. 2, p. 56). Para citações de obras sem indicação de autoria ou responsabilidade, mencionar a primeira palavra do título seguida de reticências e da data de publicação Ex: (INTERFERÊNCIA..., 2000, p. 20).

Citação de citação (apud)
Quando se transcreve palavras textuais ou conceitos de um autor, dito por um segundo autor, utiliza-se a expressão apud (citado por).
Ex: Segundo Neuman (1997 apud HELLER, 1999, p. 127) “A dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.”
OuDe acordo com Neuman (1997) “A dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.” (apud HELLER, 1999, p. 127).
Ou “A dominação não tem poder, como tal, não inclui a dominação de outros seres humanos.” (NEUMAN, 1997 apud HELLER, 1999, p. 127).

Sistema Numérico
Se for adotado o sistema numérico, as citações dos documentos devem ter numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos, remetendo à lista de referências ao final do texto, do capítulo ou parte, na mesma ordem em que aparece no texto. Não se inicia nova numeração a cada página.

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

Apresentação do Sumário (NBR -14724 – 2011)
O sumário deve ser localizado como último elemento pré-textual;
Enumerar as principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede;
São empregados algarismos arábicos na numeração;
O indicativo da seção deve ser alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço;
Os elementos pré-textuais não podem constar no sumário;
O título de cada seção deve ser digitado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto;
Não se utilizam pontos, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de título;
Deve-se limitar a numeração progressiva da seção até a seção quinária;
Quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes;
RECOMENDA-SE que os títulos e subtítulos, se houver, sejam alinhados de forma que a primeira letra da primeira palavra fique abaixo do indicativo mais extenso.

Configuração do sumário
1) Selecionar o texto do sumário
2) Clicar na opção Formatar na barra de ferramentas
3) Escolher o item tabulação
4) Definir a marca de 15,5 cm
5) Em preenchimento clicar no item (2.....) - escolher a opção Definir e OK
6) Utilize o TAB para preenchimento das linhas no sumário.

Resumo - TCC

De acordo com a NBR 6028/2003, o resumo é a síntese do texto, mostrando o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho, devendo ser claro e direto com o máximo de 500 palavras para relatórios e teses, 250 palavras para monografias e artigos. Para notas e comunicações breves, o resumo não deve ultrapassar 100 palavras.
O resumo deve ser precedido da referência do documento, com exceção do resumo inserido no próprio documento.
A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal do documento. A seguir, deve-se indicar a informação sobre a categoria do tratamento (memória, estudo de caso, análise da situação etc.).
Deve-se usar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular.
As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2003a)



Quanto ao Projeto de Pesquisa

Sugere-se que o projeto de Pesquisa contenha os seguintes elementos:
Elemento
O que é
Pergunta
Título
Nomeação que o trabalho irá receber
Qual é o título
Definição do tema
Assunto a ser pesquisado
Qual é o tema?
Delimitação do Problema
Problemática que o pesquisador quer estudar e compreender ou pergunta que o pesquisador quer responder sobre o assunto
Qual é a problemática
Ou
Qual é pergunta
Objetivos
O que se pretende atingir com a pesquisa
Para que fazer?
Justificativa
Razões de se realizar a pesquisa
Por que fazer?
Referencial Teórico
Conjunto de Conceitos em que o trabalho se fundamenta e se desenvolve
Quais são os elementos teóricos da análise?
Metodologia
Conjunto de atividades organizadas para levantamento dos dados para a realização da pesquisa
Como desenvolver a pesquisa?
Cronograma das atividades
Lista, por ordem e prazos, da realização e conclusão das atividades da pesquisa
Quando e em que ordem será realizada a pesquisa?
Recursos humanos e materiais-orçamento
Listas de custos de materiais e mão-de-obra necessários para a realização da pesquisa
De que será preciso?
Referencias
Lista de obras básicas para a realização da pesquisa
Quais fontes serão consultadas para a realização da pesquisa?
Anexos*(opcional)
Textos e/ou imagens que complementam a pesquisa
Que tipo de anexo será usado e qual é a importância desse anexo?
*São acessórios que aparecem ao final do trabalho
(mapas, gráficos, reportagens, entrevistas,
figuras, etc); Estes devem estar devidamente
identificados.






Referencias Bibliográficas


UNISANTOS, Centro de Ciências Exatas, Artes e Humanidades. Regulamento e Diretrizes Gerais para os Trabalhos de Conclusão de Curso, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed., São Paulo: Cortez, 2003
FRANÇA, Junia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 8. ed. rev. e ampl., Minas Gerais: Editora UFMG, 2009. 257p. (Aprender).
CASTILHO, Antonio Paulo F. de; PESCUMA, Derna. Projeto de pesquisa: o que é? Como fazer? 6. ed., São Paulo: Olho d’Água, 2010. 98p.
______. Referências bibliográficas: o que é? Como fazer? 6. ed. rev. e ampl., São Paulo: Olho d’Água, 2008. 123p.
______. Trabalho acadêmico: o que é? Como fazer? 5. ed., São Paulo: Olho d’Água, 2008. 83p.
As normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) para elaboração do TCC devem ser consultadas nas seguintes referências:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: referências: elaboração. Rio de Janeiro, ago. 2002a.
______. NBR 10520: informação e documentação: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, ago. 2002b.
______. NBR 10719: Informação e documentação – relatório técnico e/ou científico - apresentação. Rio de Janeiro, jul. 2011.
______. NBR 14724: informações e documentação - trabalhos acadêmicos - apresentação. Rio de Janeiro, mar. 2011a.
______. NBR 15287: informações e documentação – projeto de pesquisa - apresentação. Rio de Janeiro, mar. 2011b.
______. NBR 6024: informações e documentação - numeração progressiva das seções de um documento - apresentação. Rio de Janeiro, maio 2003.
______. NBR 6027: informações e documentação - sumário – apresentação. Rio de Janeiro, jan. 2013.
______. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, nov. 2003a. CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 1983-1985.
______. NBR 10520: Informação e documentação: citações em documentos – apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento escrito – apresentação. Rio de Janeiro: 2003.
______. NBR 15287: Informação e documentação: projeto de pesquisa – apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
______. NBR 6023: Informação e documentação: referências – elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
______. NBR 6028: Informação e documentação: resumo – procedimento. Rio de Janeiro, 2003.
______. NBR 6027: Informação e documentação: sumário – apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

______. NBR 14724: Informação e documentação: trabalhos acadêmicos – apresentação. Rio de Janeiro, 2011. 

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