sexta-feira, 1 de agosto de 2008

MITO DE GÊMEOS




"A ti, Gêmeos. Eu dou as perguntas sem respostas, para que possas levar a todos um entendimento daquilo que o homem vê ao seu redor. Tu nunca saberás por que os homens falam ou escutam, mas em tua busca pela resposta encontrarás o Meu Dom reservado a ti: o Conhecimento."

E Gêmeos voltou ao seu lugar.(Original de Martin Schulman – Karmic Astrology: The Moon’s Nodes and Reincarnation, 1977)

Os signos do Ar são os únicos do Zodíaco a não serem representados por animais. Isso é devido as características racionais desses signos. Gêmeos é um signo do Ar e Mutável. Gêmeos é dual.
Na mitologia grega, Castor e Pólux eram gêmeos, mas um era humano e o outro, mortal. Além de terem nascido com essa diferença primordial, também tinham temperamentos opostos. Castor era guerreiro, forte e impositivo, e Pólux, músico, delicado e sensível. Os dois brigavam muito. Um dia, Castor, o irmão mortal, foi ferido em uma batalha e morreu, tendo sua alma ido para o Reino de Hades (lugar dos mortos). Pólux ficou desesperado e pediu a Zeus algum tipo de solução. Não haveria jeito de tirar Castor do Reino de Hades, de maneira que a saída encontrada foi a de que eles trocassem de lugar diariamente. Um dia, um deles subiria ao Olimpo e o outro desceria ao Reino de Hades, e, no meio do caminho, os dois se encontrariam. No dia seguinte, seria desfeita a troca.
Essa simples história fala muito sobre o âmago do geminiano. Imensamente versátil, o geminiano parece não apenas ter dois dentro de si, como também vários. E assim como os gêmeos se dividiam entre o Olimpo e o Reino de Hades, o geminiano se sente dividido em sua multiplicidade. A instabilidade é inerente ao geminiano e independe de quaisquer fatores externos. Além disso, os gêmeos viviam em dois lugares. Igualmente, o geminiano se sente claro e escuro, alegre e triste. Em nenhum outro signo os contrastes parecem ser tão visíveis.
A maioria das pessoas conhece a 'face Olimpo' dos geminianos. Pensam que são curiosos, gostam de festas e agitação. Isso é verdade, mas é apenas um dos gêmeos. Há o gêmeo 'face Reino de Hades', que na mitologia grega era simplesmente o lugar dos mortos, do qual não se poderia sair (na verdade, somente Hermes, o mensageiro dos deuses, outro herói que lembra Gêmeos, podia entrar e sair com facilidade deste reino). A 'face Reino de Hades' é o lado mais profundo do geminiano, mais inquiridor, talvez mais desconfiado da natureza humana (talvez por conhecer a dualidade dentro de si mesmo). Sua personalidade é, a um tempo só, fascinante e dividida. Poucas pessoas acham que o geminiano, tão falante, curioso e versátil, pode ser tão complexo, mas ele é.
A origem disso está em seu relacionamento com seus pais. Como todo signo do Ar, Gêmeos é influenciado pelo pai. Isso não quer dizer que goste mais do pai, mas é o pai que influencia a sua personalidade. O geminiano tenta agradar ao pai, mas não consegue. Sua mãe intercede a seu favor, na verdade, o protege da não aceitação paterna (que pode apenas ser uma situação imaginária, e não real, mas, mesmo assim, formadora da personalidade do geminiano). Como não é aceito, o geminiano aprende a negociar. E a se adaptar. A agradar ao pai. Observe que isso não é intencional, é um processo inconsciente. Assim, desde muito cedo ele capta que a sobrevivência está ligada à adaptação. Gêmeos vai entender que tudo na vida é aprender a se adaptar.
Devido ao seu lado adaptativo, freqüentemente, Gêmeos é chamado de mentiroso. Na verdade, a mentira é algo relativo para Gêmeos. Vamos estudar dois casos (afinal, com Gêmeos tudo precisa ser duplo!). Há geminianos que mentem para testar sua inteligência, sua capacidade de modificar uma situação, de inverter a verdade. Nesse caso, a mentira é uma espécie de jogo, e, por que não dizer, até diversão. Alguns podem ir longe nisso e prejudicar alguém, mas é bem possível que nem estivessem conscientes desta possibilidade. O segundo caso é quando um geminiano mente para evitar algum problema. Gêmeos percebe como o mundo é multifacetado. Existirá, mesmo, uma só verdade? Mais do que qualquer outro signo, Gêmeos pode perceber o quanto a 'versão que temos dos fatos' modifica tudo para nós. Com base nisso, nem sempre a 'versão verdadeira' será a melhor, na opinião de Gêmeos. Às vezes, o geminiano pode preferir mentir, quando sabe que evitará alguma situação constrangedora ou difícil.
Para Gêmeos, não existe 'A Verdade', como se ela fosse uma só. Com base na mitologia, como, ao estar um dia no Reino de Hades e outro no Olimpo, pode haver um só ponto de vista para os dois gêmeos? Além disso, o geminiano, por natureza, é um incrível observador do mundo. Ele está sempre atento ao que acontece ao seu redor. Seu contato com a variedade do mundo é também o seu contato com as várias 'verdades' do mundo, tão variadas quanto o próprio mundo. Nada passa em branco aos olhos do geminiano. É natural nele seu estado de atenção. Lembre-se que o geminiano associou adaptação a sobrevivência. O geminiano tem uma necessidade enorme de saber das coisas!
Vem disso a fama de que Gêmeos é 'infiel'. Gêmeos não é, realmente, infiel em sua essência (vamos lembrar que pessoas podem ser infiéis, mas jamais signos!). Só vai ser infiel, curiosamente, se estiver confinado. Prender a um geminiano é como tentar segurar um pássaro: está preso, mas com desejo de voar. Particularmente o 'pássaro Gêmeos' só precisa de uma janela aberta, através da qual ele possa sair a qualquer hora, e quantas vezes quiser, para depois retornar. Não o deixe em um só lugar, fazendo uma só coisa, preso a um só ambiente. Gêmeos precisa de multiplicidade!
Por precisar de multiplicidade, um geminiano nunca é uma companhia cansativa. É sempre borbulhante. Entretanto, algumas vezes, ele tem necessidade de se recolher. Alguns não precisam se trancar em um quarto, mas simplesmente mudar de ambiente. O recolhimento do geminiano muitas vezes é a variação de cenário, assim como o era para Castor e Pólux.
A ágil e curiosa mente do geminiano, ao contrário do que se imagina, não serve apenas para resolver enigmas e 'matar charadas'. Gêmeos pode ser muito profundo com a sua mente. Pode descer ao Reino de Hades, escrutinando os aspectos mais escuros de algo, para em seguida ir ao Olimpo, e vislumbrar o lado mais claro da vida. A mente de Gêmeos é notável, e vai captando tudo. Encontraremos muitos intelectuais brilhantes deste signo.
Igualmente, sendo a mente e a comunicação os pontos mais fortes de Gêmeos, esse é o signo que tem o desafio de usá-las de modo produtivo. Sabemos como a palavra e aquilo que é dito podem ser destrutivos. Gêmeos tem o desafio de 'saber o que dizer' e 'como dizer'. Até mesmo para si mesmo Gêmeos precisa saber o que selecionar do painel variado da realidade. Gêmeos também precisa buscar alguns elementos de seu signo oposto, Sagitário, percebendo que o mundo, embora livre e maravilhoso para se movimentar, às vezes tem algumas regras, leis. Enfim, há algumas 'verdades'. Embora, é claro, Gêmeos vá ser sempre flexível na sua visão de mundo.

Anexos:
1. mitologia grega compreende o conjunto de mitos, lendas e entidades divinas e/ou fantásticas, (deuses, semideuses e heróis) presentes na religião praticada na Grécia Antiga, criados e transmitidos originalmente por tradição oral, muitas vezes com o intuito de explicar fenómenos naturais, culturais ou religiosos - como os rituais - cuja explicação não era evidente. As fontes remanescentes da mitologia grega ou são transcrições dessa oralidade, ou trabalhos literários feitos em tempos posteriores à criação dessa oralidade. Os historiadores da mitologia grega têm, muitas vezes, de se basear em dados fragmentários, descontextualizados (fragmentos de obras literárias, por exemplo) ou através de indícios transmitidos na iconografia grega (principalmente, os vaso vasos) para tentarem reconstituir a riqueza narrativa e conceptual de uma das mitologias mundiais que mais interesse desperta.
Em suas várias lendas, histórias e cânticos, os deuses da antiga Grécia são descritos como quase humanos em aparência, porém imunes ao tempo e praticamente imunes a doenças e feridas, e capazes de se tornarem invisíveis, de viajarem grandes distâncias quase que instantaneamente e de falarem através de seres humanos sem o conhecimento destes.
Cada um dos deuses tem sua própria forma física, genealogia, interesses, personalidade e sua própria especialidade. Essas descrições, no entanto, têm variantes locais que nem sempre estão de acordo com as descrições usadas em outras partes do mundo grego da época. Quando esses deuses eram nomeados em poesias ou orações, eles se referiam à uma combinação de seus nomes e epítetos, com estes os indentificando distinguindo-os de outros deuses. Atualmente, apenas o povo Kalasha, do Paquistão, mantém como religião viva o panteão grego.
Enquanto todas as culturas através do mundo têm suas próprias mitologias, esse termo é de cunhagem grega e teve um sentido específico nessa cultura. Ele deriva de muthologia:
muthos, que no grego homérico significa superficialmente um discurso ritualístico de um chefe, um poeta ou um sacerdote;
logos, que no grego clássico significa "uma história convincente, um argumento em ordem";
Originalmente, então, a mitologia é uma tentativa de trazer sentido às narrativas estilizadas que os gregos recitavam em festivais, sussurravam em locais sagrados e espalhavam em banquetes de aristocratas.
Visão geral
O espectro da mitologia grega é enorme. Abrange desde os crimes mais cruéis dos primeiros deuses e as sangrentas guerras de Tróia e Tebas, à infância de Hermes e o sofrimento de
Deméter por Perséfone.
Assim como seus vizinhos, os gregos acreditavam num panteão de deuses e deusas que eram associados a específicos aspectos da vida. Afrodite, por exemplo, era a deusa do amor, enquanto Ares era o deus da guerra e Hades o dos mortos.
Algumas deidades como Apolo e Dionísio revelavam personalidades complexas e uma variedade de funções, enquanto outros como Hestia (literalmente "lar") e Helios ("sol") eram pouco mais que personificações. Existiam também deidades de lugares específicos, como deuses de rios e ninfas de nascentes e cavernas. Tumbas de heróis e heroínas locais eram igualmente veneradas.
Apesar de centenas de seres poderem ser considerados deuses ou heróis, alguns não representavam mais que folclore ou eram honrados somente em lugares (Trophonius) e/ou festivais específicos (Adonis).
Rituais de maior abrangência e os grandes templos eram dedicados, em sua maioria, a um seleto círculo de deuses, notadamente os doze do Olimpo, Heracles e Asclepius. Estas deidades eram o foco central dos cultos pan-Helênicos.
Muitas regiões e vilas tinham seus próprios cultos à ninfas, deuses menores ou ainda a heróis e heroínas desconhecidos em outros lugares. A maioria das cidades adoravam os deuses maiores com rituais peculiares e tinham para estes lendas igualmente próprias.
Principais Deuses e outras personagens miticas Gregas
Helena
Segundo a mitologia grega, era a mais bela de todas as mulheres, filha de Zeus e Leda. Casou com Menelau, rei de Esparta, mas, durante a ausência do marido, foi raptada por Páris, príncipe de Tróia. Este rapto esteve na origem da guerra de Tróia, que opôs os gregos aostroianos. Depois da guerra, regressou a Esparta com o marido.
Zeus

Segundo a mitologia grega, é o deus principal, equivalente, em Roma, a Júpiter. Destronou Cronos, o seu pai, para reinar no Olimpo. É ele quem distribui o bem e o mal e governa toda a humanidade. O seu símbolo é o trovão. Zeus comeu a sua primeira esposa, Métis, quando esta estava grávida de Atena, a deusa da sabedoria, com medo de que a criança viesse a ser um dia mais poderosa do que ele. No entanto, Atena acabou por irromper da cabeça de Zeus quando Hefestos lha abriu ao meio com um machado. Hera foi a sua segunda esposa, apesar de Zeus ter gerado filhos de muitas deusas e mulheres. Entre os seus descendentes contam-se Apolo, Ártemis, Dioniso,Héracles, Hermes, Minos, Perseu, Perséfone, Castor e Pólux.
Atena

Segundo a mitologia grega, é a deusa da guerra, da sabedoria, das artes e ofícios, equivalente na mitologia romana à deusa Minerva. Atena era filha de Zeus, tendo nascido da sua cabeça, já completamente desenvolvida. Na Odisseia, de Homero, é a protectora de Ulisses e do seu filho Telémaco. O seu principal centro de culto era Atenas, onde se situava o Pártenon, que lhe era dedicado.
Egeu
Segundo a mitologia grega, rei de Atenas cujo filho, Teseu , foi enviado a Creta para matar o Minotauro. No regresso, Teseu esqueceu-se de substituir as velas brancas da embarcação por velas negras, sinal combinado para indicar o seu êxito na luta contra o Minotauro. Julgando o filho morto, Egeu precipitou-se para o mar que tomou, desde então, o seu nome.
Castor e Pólux

Segundo a mitologia grega, são os filhos gémeos de Leda, mas de pais diferentes: Castor do seu esposo Tíndaro, Pólux de Zeus. Eram irmãos de Helena de Troia e de Clitemnestra. Considerava-se serem protectores dos marinheiros. Zeus, depois da sua morte, transformou-os na constelação de Gémeos.
Perséfone

Segundo a mitologia grega, é a deusa que domina o mundo subterrâneo. Filha de Zeus e Deméter, Perséfone foi raptada por Hades, que por ela se apaixonou. Mais tarde, este consentiu que ela passasse seis meses por ano no mundo superior, com a sua mãe. Este mito simboliza o nascimento e a morte das plantas e a mudança das estações
Perseu

Segundo a mitologia grega, é o filho de Zeus e de Dánae. Foi ele que conseguiu matar a Medusa, uma górgona que era um monstro mortal, com uma cabeça rodeada de serpentes, mãos de bronze e asas de ouro. Medusa tinha uns olhos cintilantes e um olhar tão penetrante que quem quer que a visse era transformado em pedra. Perseu cortou-lhe a cabeça, usando para isso um escudo onde via o reflexo da cabeça dela, o que lhe permitiu aproximar-se sem ser transformado em pedra.. Depois disso, casou com Andrómeda, tornando-se rei de Tirinto após ter colocado a cabeça dagórgona no seu escudo, o que lhe permitiu petrificar o tirano Polidectes.
Hermes

Segundo a mitologia grega, é um deus, filho de Zeus e Maia, que no Olimpo tinha a função de mensageiro dos deuses. Usava sandálias com asas, um chapéu de abas largas, e segurava uma vara (caduceu) onde se enrolavam duas serpentes. Hermes era o protector dos ladrões, viajantes e mercadores. Era dentificado com o deus romano Mercúrio.
Hera

Segundo a mitologia grega, é a deusa protectora das mulheres e do casamento. É irmã e mulher de Zeus, e mãe dos deuses Hefestos e Ares. Na mitologia romana, a sua equivalente é a deusa Juno.
Dioniso

Na mitologia grega, o deus do vinho (filho de Sémele e de Zeus), e também do excesso orgiástico. Era servido por mulheres, as ménades, de quem se dizia serem capazes de despedaçar um animal apenas com a força dos seus braços, quando sob a influência do deus. Foi identificado com o deus romano Baco, cujos ritos eram menos cruéis.
Apolo

Segundo as mitologias grega e romana, é o deus do sol, da música, da poesia, da profecia, da agricultura e da vida pastoral, e ainda o protector das musas. É irmão gémeo de Ártemis, filho de Zeus e Latona. Apolo é representado nas estátuas da antiguidade como um deus muito belo, personificando o ideal grego de beleza masculina. Eram particularmente importantes os cultos que lhe eram prestados em Delos, onde terá nascido, e em Delfos, onde se situava o seu principal santuário.
Leda Segundo a mitologia grega, é a esposa de Tíndaro e a mãe de Clitemnestra. Zeus, que lhe apareceu sob a forma de um cisne a fim de se unir a ela, é o pai dos seus outros filhos: Helena de Tróia e os gémeos
Castor e Pólux.

Artemisa segundo a mitologia grega, a deusa da castidade, a mais nova de todas as criaturas, a Lua e a caçadora (a romana Diana). Irmã gémea de Apolo, era adorada emcentros de culto espalhados um pouco por todo o mundo grego, sendo um dos maiores o que se situava em Éfeso. Este enorme templo, várias vezes reconstruí
do nos tempos da antiguidade clássica, era uma das Sete Maravilhas do Mundo.

Afrodite

Segundo a mitologia grega, é a deusa do amor. Por vezes, considera-se que é filha de Zeus (por exemplo, nos textos de Homero),outras vezes diz-se que nasceu da espuma do mar (como nos textos de Hesíodo). Casada com Hefestos, o deus do fogo, era-lhe infiel.
É a mãe de Eros, o deus do Amor. A deusa equivalente na mitologia romana é Vénus.
MITO DE GÊMEOS: CASTOR E PÓLUX
2. No dia de seu casamento Leda foi banhar-se no lago e Júpiter, apaixonou-se por ela e transformou-se num belo Cisne para poder aproximar-se e seduzi-la.Dessa união nasceram Castor e Pólux, filhos de um mesmo óvulo, embora Pólux fosse divino, por ser filho de Júpiter, e Castor fosse mortal, fruto do casamento de Leda e Tíndaro.Numa disputa de amantes, Ida e Liceu (outros dois irmãos gêmeos) duelam com Castor e Pólux, e Castor morre.Pólux inconformado, pede a Júpiter que conceda a divindade a Castor, para que ele possa viver. Júpiter atende seu filho imortal, mas sob a condição de que enquanto um ficasse no céu o outro estaria na terra, e somente quando fossem trocar de posição teriam alguns momentos juntos.O Mito de Castor e Pólux reflete bem a dualidade geminiana, e seus conflitos entre intuição e lógica (céu e terra).
Sonhar com: Gêmeos
3. Sonhar com gêmeos, sorte no jogo e no amor. Prosperidade. Mudanças na vida para muito melhor. Gêmeos - Vê-los: prosperidade. Dar à luz filhos gêmeos: grande fortuna assegurada. Sorte: águia.
Referência:

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